Ao seguir meu caminho laboral todas as manhãs pela longa, cruel e belíssima Avenida Paulista, percebi o ritmo maquinário dos passos, inclusive os meus próprios, dos semi-executivos burgueses paulistas. Percebi, também, que os olhos dos pequenos burgueses e proletários caminhantes não passam da linha do horizonte, e, no meu ócio matinal, me perguntei: por quê?
Sempre que posso, a pé ou da janela imunda do ônibus, olho para o céu e não para ver se choverá - independente de onde venha e para onde vá, o céu nunca é o mesmo. Foi então que surgi com a idéia da filosofia de vida creu.
Toca, Raul!
Parafraseando, novamente, Raul Seixas: “A solução pro nosso povo eu vou dá. Negócio bom assim ninguém nunca viu. Tá tudo pronto aqui é só vim pegar: a solução é alugar o Brasil!...”.
Ao voltarmos às origens da terra de palmeiras de Gonçalves Dias percebemos que fomos sempre cópias, impostas e voluntárias, de outras culturas. Começando por Portugal e Espanha que, perdoem-me a expressão, plantaram a semente ignorante que foi, e ainda é, abundantemente regada pelos Estados Unidos da América.
Copiamos em todos os aspectos da sociedade: econômico, político e cultural. No entanto, apesar da população ser obrigada a votar, não existente uma grande consciência e participação política no Brasil. Bom, o que dizer sobre a economia em um país onde os colarinhos brancos ganham no mínimo cinco vezes – isto sendo extremamente ingênua – do que o resto do povo?
E quem não trabalha homenageia papai e mamãe: “Tim-tim, a tua corte agradece. Um brinde, o nosso astro merece. Ao teu fã-clube fiel dá autógrafo em talão de cheques. Big boss, tua mão aberta enobrece, dignifica, nós que sonhamos em espécie. Classic vira rolex sob o luar do teu deck...”.
Já a cultura atinge a todos, independente de classe social, cor ou credo. E, para o fabuloso papel principal do emburrecimento mundial entra em cena: o Tio Sam! Por que uma música em inglês que fala sobre uma suposta loja de doces e pirulitos faria sucesso e uma música nacional sobre velocidades não? Me parece hipócrita e injusto, mas a justiça tarda mais não falha.
E hoje, a sociedade escolhe como representates do povo mulheres frutas, com pouca ou nenhuma roupa; canta com orgulho e habilidade as tais velocidades, e suas, por assim dizer, manobras sexuais preferidas; e ainda faz questão de divulgar uma festa nacional que mistura as duas opções anteriores com bebidas alcoolicas a preço de bala.
Será que realmente parece fora do normal crianças de 13 anos grávidas? Gringos milionários se dando ao trabalho de virem até aqui para movimentar o mercado sexual?
Estou começando, seriamente, a reconsiderar as posições da escala de evolução.
“Cão retira corpo de animal atropelado em rodovia no Chile”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário